História



Apesar do actual Clube ter sido criado recentemente, é já longa a história do desporto na Freguesia de Farminhão, com mais ênfase para o futebol. No início, há mais de 50 anos, jogava-se futebol na rua, sem quaisquer condições, juntando-se aos Domingos para partidas, inicialmente entre os lugares da Freguesia e outras vezes, com certeza, contra as Freguesias vizinhas.
Foi criado um clube com o nome de Sporting Clube de Farminhão, que jogavam no Monte de Santa Bárbara, no Campo das Covas da Raposa, ainda sem condições, que disputou campeonatos do Inatel, mas que veio a terminar mais tarde, dando lugar ao Grupo Desportivo de Real de Farminhão.
Com a firme intenção de unir toda a Freguesia, foi criado em Setembro de 1974 o Grupo Desportivo de Farminhão, por uma mão cheia de Farminhenses amantes do futebol, que se inscreveram na Associação de Futebol de Viseu e aí disputaram muitos Campeonatos Distritais. Entretanto já a jogar há alguns anos nas novas instalações do Viso, com melhores condições, com altos e baixos foi resistindo tendo chegado a subir para a 1ª Divisão, actual Divisão de Honra.

Em 2005, por motivos económicos, para se evitar a desistência e também para ajudar a cidade de Viseu a conseguir mais depressa um clube nas divisões nacionais, houve a alteração do nome do clube para Académico de Viseu Futebol Clube sendo o campeonato desse ano disputado em Viseu, no Fontelo. Em 2006 foi criado o actual clube, Associação do Grupo Desportivo de Farminhão, iniciando na 3ª Divisão Distrital, na época de 2006/2007, terminando a meio da tabela classificativa. Na época seguinte, 2007/2008, fruto da reestruturação dos campeonatos passámos para a 2ª Divisão tendo terminado no 5º lugar, ficando a dois pontos da subida. Na época, 2008/2009, conseguimos o 2º lugar na classificação tendo subido à 1ª Divisão Zona Sul.

Passaram pelo Farminhão vários jogadores com muitas capacidades futebolísticas, que jogaram, ou ainda jogam, em equipas de campeonatos nacionais da terceira e segunda divisão. Outras pessoas da vida politica e desportiva também passaram pelo Farminhão, destacando-se, o actual presidente do Município de Viseu, Dr. Fernando Ruas, e o actual presidente da Associação de Futebol de Viseu, Dr. José Alberto Ferreira.
Na organização do Clube, espera-se que exista um maior envolvimento de toda a população na própria evolução da dinâmica do AGDF, nomeadamente, na criação de infrastruturas que permitam um trabalho sustentado e direccionado para todos os jovens da freguesia e mesmo dos jovens residentes em Freguesias próximas e que não possuem qualquer actividade desportiva que os envolva.